CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

09/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

20615 - COMUNIDADES POTENCIALMENTE AFETADAS (CPA) NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO À SAÚDE: O CASO DA TKCSA
VERA NAZIRA MIZRAHI - ENSP FIOCRUZ, ANDRÉ REYNALDO SANTOS PÉRISSÉ - FIOCRUZ, ELVIRA SEIXAS MACIEL - ENSP FIOCRUZ


A implantação de empreendimentos de grande porte associado às mudanças territoriais produz vários tipos de impactos socioambientais e na saúde humana. A Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) é uma metodologia para identificação e avaliação das mudanças territoriais com impactos positivos e negativos nos riscos à saúde humana.
Objetivos: Descrever os óbitos para os indicadores de saúde de mortalidade geral e causas específicas georreferenciados por CPA para o período de 2000 a 2014.
Métodos: Estudo descritivo exploratório baseado na análise dos óbitos do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) georreferenciados por CPA de 2000 a 2014. O desenho metodológico utilizou os indicadores de causas específicas de óbito em série temporal relativo aos períodos de pré-instalação do empreendimento (2000 a 2005), etapa de construção (2006 a 2009) e a fase de operação (2010 a 2014) por área.
Resultados:
Os resultados indicam aumento em todas as taxas de mortalidade para os indicadores de causa específica definidores das áreas na etapa de operação, apenas a CPA 2 apresentou padrão diferente com a redução da mortalidade por agressões. Entre os desfechos de saúde selecionados a pneumonia destaca-se com aumento na série de 2000 a 2014 em todas as seis áreas delimitadas como CPA, sendo a principal causa de morte de 2010 a 2014 na CPA 1 e 4.
Conclusões:
A aplicação retrospectiva da metodologia de AIS possibilitou a restruturação da área de influência direta do empreendimento ao nível local com a delimitação de seis permitindo maior desagregação dos dados secundários de mortalidade.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação