09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
20618 - CONTEXTUALIZANDO A ADESÃO A VACINA DO HPV EM MULHERES JOVENS COM HIV-AIDS NO ESPIRITO SANTO MARIANA RIBEIRO MACEDO - HOSPITAL INFANTIL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, ANGÉLICA ESPINOSA BARBOSA MIRANDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO., CRISTINA RIBEIRO MACEDO - EMESCAM, DIEGO NASCIMENTO MULLER - HOSPITAL INFANTIL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, LAYLLA RIBEIRO MACEDO - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA, SANDRA FAGUNDES MOREIRA-SILVA - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.
Objetivos - Contextualizar a implantação e analisar a cobertura da vacina do HPV no esquema estendido em adolescentes e jovens mulheres infectadas pelo HIV atendidas no Centro de Referências de Imunobiológicos Especiais do Espirito Santo (CRIE-ES).
Métodos - Estudo descritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa a partir do banco de dados do CRIE-ES no período de março de 2015 a março de 2017.
Resultados - Segundo levantamento dos Serviços de Atendimento Especializado (SAE) do ES, o estado possui 247 mulheres infectadas pelo HIV que atendem ao critério para receber a vacina do HPV no CRIE-ES; dessas, 129 mulheres elegíveis buscaram o serviço para receber a vacina (52%). Deste total 63 jovens receberam as 3 doses da vacina conforme a preconização da Nota Informativa Conjunta do Ministério da Saúde nº 01/2015, contribuindo para uma cobertura vacinal de 48,8%. Ainda 35 jovens (27,1%) receberam duas doses da vacina e 31 (24,1%) apenas 1 dose. Não foi possível estimar o abandono, visto que, por se tratar de uma demanda continua, é realizada busca ativa pelo serviço periodicamente com a finalidade de oportunizar as jovens completarem o esquema vacinal.
Conclusão - Este estudo mostrou uma procura pela vacina de HPV em jovens no CRIE-ES abaixo do desejável, embora tenha sido observado uma pequena melhora na cobertura vacinal em comparação a dados anteriores (43,5%). Os dados evidenciaram a necessidade de estratégias de conscientização sobre a importância da aplicação da vacina na população alvo, estimulando sua adesão a politica de prevenção nacional.
|