CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

15975 - MEDICAMENTOS POTENCIALMENTE INAPROPRIADOS PARA IDOSOS SEGUNDO CRITÉRIOS START/STOPP.
THAYNÁ FERREIRA FURTADO PEREIRA - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL), ALESSANDRA DE SÁ SOARES - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL), DAISSON JOSÉ TREVISOL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL), FABIANA SCHUELTER-TREVISOL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL)


Objetivo: Estimar a frequência de uso de medicamentos pertencentes aos critérios Screening Tool to Alert Doctors to Right Treatment (START) e Screening Tool of Older Person’s Prescriptions (STOPP) entre idosos.
Métodos: Estudo transversal em um hospital na região Sul do Brasil com pacientes com idade ≥ 65 anos, entre fevereiro e setembro de 2016. O instrumento continha as variáveis: gênero, idade, escolaridade, comorbidades, motivo da internação, vacinação contra Influenza e pneumococo, medicamentos de uso contínuo no ambiente domiciliar e hospitalar, classificados pela Anatomical Therapeutic Chemical (ATC).
Resultados: Entre os 307 participantes a média de idade foi de 75,2 ±8 anos, variando de 65 a 102 anos. Verificou-se que os principais motivos de internação foram distúrbios cardiovasculares (54,4%) e respiratórios (12,7%). Do total, 93,5% tiveram pelo menos uma omissão de medicamento contida no critério START, enquanto 95,4% utilizaram pelo menos um medicamento do critério STOPP. Quanto aos medicamentos potencialmente omitidos, verificou-se que pacientes com menor média de idade 74,9±7,9 anos tiveram mais omissão de medicamentos (p=0,03) quando comparados com pacientes de maior média de idade 79,0±8,8 anos. Além disso, a omissão de medicamentos esteve associada a maior tempo de hospitalização, 18 dias versus 9 dias (p=0,03).
Conclusões: A prescrição inadequada afetou 99,3% dos pacientes; 95,4% estavam relacionadas com medicamentos inapropriados, que poderiam ser suspensos ou modificados de acordo com o critério STOPP e 93,5% eram prescrições omissas de medicamentos apropriados, com claras indicações clínicas de prescrição de acordo com o critério START, mas que foram omitidas.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação