CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

16113 - NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA E FATORES ASSOCIADOS EM ADULTOS MORADORES DE ZONA RURAL
RAFAELA COSTA MARTINS - UFPEL, INÁCIO CROCHEMORE MOHNSAM DA SILVA - UFPEL, PEDRO CURI HALLAL - UFPEL


Objetivo: Avaliar o nível de atividade física geral e por domínios de prática na zona rural de Pelotas/RS, bem como seus fatores associados.
Métodos: Estudo transversal de base populacional realizado com adultos moradores da zona rural de Pelotas. O questionário utilizado para mensurar a prevalência de atividade física foi o Global Physical Activity Questionnaire (GPAQ). Foram considerados como ativos os indivíduos que relataram pelo menos 150 minutos de prática de atividade física semanal. Aspectos demográficos e econômicos, laborais e de segurança contra crimes foram avaliados enquanto variáveis independentes. A regressão de Poisson foi utilizada para as análises bruta e ajustada.
Resultados: A amostra final foi composta por 1447 indivíduos. A prevalência geral de atividade física foi de 83,7% (IC95%: 81,3 – 86,2). Avaliando os diferentes domínios, 74,9% (IC95%:71,3 – 78,6) dos participantes atingiram as recomendações de atividade física especificamente no trabalho, 25,2% (IC95%:22,4 – 28,0) no deslocamento e 15,1% (IC95%: 12,2 – 18,1) no lazer. Os homens foram mais ativos que as mulheres em todos os domínios. Os indivíduos com situação ocupacional rural foram mais ativos no trabalho e no deslocamento. As variáveis de crime não foram associadas aos desfechos.
Conclusão: A prevalência de atividade física geral foi alta, e majoritariamente praticada no trabalho. Por outro lado, as atividades de lazer foram pouco prevalentes e os fatores associados analisados variaram em direção e magnitude de acordo com os domínios de atividade física avaliados.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação