CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

16143 - DESNUTRIÇÃO EM PACIENTES RENAIS CRONICOS EM TRATAMENTO CONSERVADOR
PRISCILA MOREIRA DE LIMA PEREIRA - UFJF, IRIS TEIXEIRA SOARES - UFJF, CÁSSIA DE FÁTIMA MARIA DE OLIVEIRA - UFJF, MELINA GABRIELA MONTEIRO - UFJF, TATIANA YRIA DE PAULA THEES - UFJF, MARÍLIA ESTEVES DE OLIVEIRA - UFJF, MARCUS GOMES BASTOS - UFJF, ANA PAULA CARLOS CÂNDIDO MENDES - UFJF


Objetivos: Identificar a presença de desnutrição em pacientes renais crônicos em tratamento conservador.
Métodos: Estudo epidemiológico, de delineamento transversal. Foram avaliados pacientes renais crônicos nos estágios 3, 4 e 5, em tratamento conservador, de ambos os sexos, com idade maior ou igual a 20 anos, atendidos no Centro Estadual de Atenção Especializada de Juiz de Fora, MG. Foram coletados os seguintes dados: peso, altura, IMC, gordura corporal e massa muscular (obtidas por bioimpedância tetrapolar), prega cutânea tricipital (PCT), circunferência braquial (CB), circunferência muscular braquial (CMB), circunferência da panturrilha (CP) e espessura do músculo adutor do polegar (EMAP).
Resultados:. Nos idosos, identificou-se prevalência de desnutrição, segundo o IMC, de 11,30%. Não foram identificados adultos abaixo do peso. Aproximadamente 6% das mulheres e 9% dos homens apresentaram percentual de gordura abaixo da média. Analisando-se o índice de tecido magro, identificou-se que 34,37% das mulheres e 16,47% dos homens estão abaixo do percentil 10, indicando depleção de massa muscular. A CP de 6,09% dos idosos foi inferior a 31cm, evidenciando perda de massa magra. De acordo com a CB, PCT e CMB, 10,7%, 20,8% e 25,5% dos participantes foram classificados como desnutridos, respectivamente. A EMAP média das mulheres foi 17,6 mm e dos homens 20,6mm.
Conclusões: Sabe-se que desnutrição apresenta elevada prevalência nessa população, superior ao observado nesse estudo. É um dos principais fatores que afetam o prognóstico do paciente e é associada ao aumento da morbidade e mortalidade nessa população. Assim, abordagens nutricionais são necessárias a fim de preveni-la e corrigi-la.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação