CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

16403 - GRADUAÇÃO MÉDICA E SAÚDE COLETIVA: A EXPERIÊNCIA DO INTERNATO DE MEDICINA DA UNESA EM EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR NO HFSE
CLAUDIA CAMINHA ESCOSTEGUY - HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES DO ESTADO, ALESSANDRA GONÇALVES PEREIRA LISBÔA - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ E HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES DO ESTADO, RICARDO CERQUEIRA CAMPOS BRAGA - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ


Objetivos: Relatar a experiência de integração do estágio em epidemiologia hospitalar de um internato de Medicina, área básica Saúde Coletiva, às atividades diárias do Serviço de Epidemiologia de um hospital federal.
Metodologia: Estudo de caso, com revisão de documentos de implantação e avaliação; estimativa da produção científica dos alunos.
Relato e resultados: O programa funciona desde 11/2002, como parte da grade curricular do internato na área básica de Saúde Coletiva. A carga horária variou de 40 h (1 sem) a 160 h (4 sem), com 1835 internos até o 2º semestre/2016. A variação da carga horária foi determinada principalmente pelo aumento do número de alunos e a limitação de absorção pelo cenário único. Os alunos participam de uma equipe multidisciplinar em todas as atividades, com ênfase na vigilância epidemiológica(VE), com notificação compulsória e investigação epidemiológica de casos atendidos no hospital, e execução de medidas de controle; uso dos sistemas nacionais de informação; desenvolvimento de habilidades em pesquisa aplicada à realização de um estudo em grupo sobre algum problema de saúde no nível hospitalar, integrando VE, gerência de bases de dados e avaliação de serviços. O estudo gera um seminário como parte da avaliação do aluno. Foram produzidos 599 trabalhos, que geraram, até 2015, 25 apresentações em congressos (15 nacionais; 1 internacional), 4 prêmios, 6 artigos completos e 11 resumos publicados.
Conclusões: a integração internos e Serviço de Epidemiologia tem sido mutuamente proveitosa e possibilitado crescimento profissional coletivo. A duração de 4 semanas foi a mais proveitosa para alunos e serviço.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação