CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

16408 - EPIDEMIOLOGIA, SERVIÇOS DE SAÚDE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA PÓS-GRADUAÇÃO
LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO - UFRN, TAIANA BRITO DE MENÊZES - UFRN, BÁRBARA CÁSSIA DE SANTANA FARIAS SANTOS - UFRN


Objetivos: envolver alunos do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFRN (PPGSCol) com profissionais de saúde (alunos especiais) para desenvolvimento de projetos de intervenção a partir dos principais problemas dos serviços públicos de saúde do SUS de Natal-RN, no componente curricular “Epidemiologia em Saúde Coletiva”.
Métodos: O componente curricular consolida em sua primeira fase os referenciais teóricos da Epidemiologia, a partir das dificuldades identificadas pelos próprios alunos, considerando seus conhecimentos prévios sobre o tema, por meio de metodologia ativa de aprendizagem. Em seguida os alunos são divididos em grupos e encaminhados para o serviço no qual tem vínculo um dos alunos especiais. A partir da realidade do serviço, é identificado o principal problema relacionado à epidemiologia e formulado um projeto de intervenção, o qual será posteriormente desenvolvido pelo aluno especial. É responsabilidade do aluno especial, em articulação com o gestor da unidade de saúde, providenciar todas as medidas necessárias para desenvolvimento do projeto de intervenção, inclusive as relacionadas às questões éticas.
Resultados: foram formulados 12 projetos de intervenção ao longo dos últimos três anos, abordando diversos temas, em unidades públicas de saúde de diferentes naturezas. Houve o envolvimento direto de 33 alunos regulares e 13 alunos especiais.
Conclusões: observou-se o enorme potencial de conhecimento produzido a partir dos serviços públicos de saúde, assim como a promoção do desenvolvimento profissional dos participantes das ações por meio da educação permanente, além da perspectiva concreta de produção científica de qualidade a partir dos problemas de saúde vivenciados na realidade.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação