10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
16738 - IMPACTO DA VACINAÇÃO TETRAVIRAL NA INCIDÊNCIA DE VARICELA GRAVE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO LUCAS PEREIRA DE CARVALHO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, GLORIA REGINA DA SILVA E SÁ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, LUCIANE DE SOUSA VELASQUE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ITACIREMA BEZERRA DE OLIVEIRA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MARIA ANGÉLICA MEDEIROS GUIMARÃES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Objetivo: evidenciar o impacto da vacinação contra varicela na redução dos casos graves notificados à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) no período de 2011 a 2015.
Métodos: estudo descritivo, transversal, utilizando 2 bancos de dados secundários: (1) notificações de casos de varicela no SINAN; (2) banco de notificação específico gerado a partir do preenchimento da ficha de investigação de varicela grave da GDITR/SES-RJ. Foi utilizado o banco de dados do SI-PNI para consulta dos índices de cobertura vacinal. A análise de dados bivariada das principais variáveis foi realizada no programa estatístico R.
Resultados: observou-se um decréscimo no Estado do Rio de Janeiro de 2,10% (n=350) nos casos de varicela grave em 2013 para 1,6% (n=94) em 2015, em valores percentuais e absolutos. A faixa etária de 1 a 4 anos apresentou a maior proporção (55,4%) de casos graves quando comparada às demais faixas estudadas, sendo este resultado altamente significativo (p<0,001). Nesse grupo nota-se um decréscimo tanto na incidência dos casos graves de varicela de 25,4 por 100.000 habitantes em 2013 para 5,87 em 2015, quanto na taxa de óbitos que reduziu 77,78% nesse período. Entre as principais complicações destacaram-se as cutâneas seguidas das pulmonares e neurológicas. Os índices de cobertura vacinal mostraram números abaixo da meta estipulada (95%).
Conclusões: os dados apresentados corroboram os achados da literatura os quais apontam um decréscimo na incidência dos casos graves de varicela após a introdução da estratégia de vacinação tetraviral, mesmo com um reduzido tempo de estudo.
|