10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
16916 - INTENSIFICAÇÃO DA BUSCA ATIVA DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS DA REGIÃO DE PIRACICABA-SP NELLY IGNES ZANÃO CHANG GALLO - IAL, ÂNGELA MARIA MARRA SERENOTTI - GVE XX, GLAUCIA ELISA CRUZ PERECIN - GVE XX, MARIA CECÍLIA HITOMI KUZUOKA FERREIRA DA SILVA - IAL, MARIA CÉLIA SATICO KUZUOKA BUENO - IAL, MANOEL CARLOS SAMPAIO DE ALMEIDA RIBEIRO - FCMSCSP
Uma das estratégias fundamentais do Programa Nacional de Controle da Tuberculose é a identificação dos sintomáticos respiratórios (SR), assim como facilitar o diagnóstico precoce e interromper a cadeia de transmissão. A região de Piracicaba está aquém (59,2%) da meta de proposta pelo programa (1% da população:24= X + 20%), principalmente no atendimento de rotina.
O objetivo deste trabalho foi avaliar e discutir os resultados da campanha de intensificação da busca ativa de sintomáticos respiratórios da tuberculose na região de Piracicaba-SP. A campanha foi realizada nos meses de março e novembro de 2016, nos 26 municípios desta região. Os dados foram notificados através do sistema FormSUS que serviu de fonte de informação para as análises neste estudo.
Dos 26 municípios, 50% não realizaram a busca ativa no mês de março ou não notificaram no sistema FormSUS, e no mês de novembro a participação dos municípios ficou em 53,8%. Do total do número de SR examinados (n=899), 2,4% foram positivos, sendo 2,0% no mês de março (n=558) e 3,2% no mês de novembro (n=341). A intensificação da busca ativa de SR possibilitou diagnosticar casos novos (n=22) mesmo não sendo atingida a meta proposta, faltando 311 SR examinados. Contudo, nota-se que a busca por SR só aumenta durante o mês de campanha, decaindo o número de amostras examinadas após esse período. Para uma maior adesão e evidência de resultados, a participação dos municípios e a percepção dos gestores da importância deste agravo é necessária, desta forma será possível a diminuição contínua da tuberculose.
|