10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
17264 - INEQUIDADES NA PREVENÇÃO PRIMÁRIA DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL JEOVANY MARTÍNEZ-MESA - IMED, DALCINÉIA GOMES SCALCON - IMED, YUDEISY RODRÍGUEZ-HERNÁNDEZ - IMED, ANDRESSA REBEQUI - IMED, RODRIGO ANTONINI RIBEIRO - IMED, KARINE BOCLIN - IMED, VERÔNICA COLPANI - IMED, DENIZ ANZILIERO - IMED, DANIELLE LEDUR ANTES - IMED
Resumo
Objetivo: Analisar inequidades nas taxas de incidência e de mortalidade por câncer de colo de útero (CC) segundo acesso/utilização do programa nacional de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) nas macrorregiões brasileiras.
Métodos: Análise ecológica usando dados de incidência e de mortalidade por CC obtidos do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e dados de vacinação contra HPV extraídos do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Os dados foram analisados para o Brasil e por macrorregiões.
Resultados: No Brasil o CC é o terceiro câncer mais incidente entre mulheres. As maiores taxas de incidência esperada em 2016 e de mortalidade em 2014 pelo CC foram observadas na região Norte (23,1% e 13,2% respectivamente). Nessa mesma região foram observadas as menores taxas de cobertura e utilização do programa de vacinação contra HPV (29,8% de cobertura).
Conclusões: Existem inequidades na prevenção primária do CC no Brasil. Políticas de saúde voltadas para eliminar barreiras geográficas e socioeconômicas precisam ser delineadas para finalmente obter um controle mais adequado do CC no país.
|