10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
17378 - EQUIPES DE SAÚDE BUCAL E A OFERTA DE PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS RESTAURADORES RACHEL SEEGER ILHA - UFSM, BEATRIZ UNFER - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, JESSYE MELGAREJO DO AMARAL GIORDANI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
OBJETIVOS: analisar a prevalência de procedimentos odontológicos restauradores dos serviços de saúde bucal da atenção primária à saúde no Brasil. MÉTODOS: Trata-se de um estudo epidemiológico transversal sobre as 24.953 (100%) Unidades Básicas de Saúde (UBS) com saúde bucal do Brasil no ano de 2012-2013.
Os dados são provenientes de um programa de avaliação da atenção primária à saúde do Ministério da Saúde (PMAQ) e foram coletados por avaliadores treinados, por meio de um questionário estruturado sobre características das UBS. As variáveis foram: Equipe de Saúde Bucal (somente Dentista / tipo I: Dentista e Auxiliar ou Técnico / tipo II: Dentista e Auxiliar e Técnico) e Procedimentos restauradores. Para caracterizar procedimentos restauradores, as seguintes características necessitavam estar presentes ao mesmo tempo: fotopolimerizador, resinas, amalgamador e amálgamas. A análise estatística foi realizada com o software Stata 11, no qual foram realizadas as análises das frequências brutas e relativas para a variável Procedimentos restauradores estratificada por Equipe de Saúde Bucal. RESULTADOS: A prevalência de UBS com oferta de procedimentos restauradores foi 68,2% (IC95%: 67,6-68,8). Após a estratificação por Equipe de Saúde Bucal, maiores prevalências foram encontradas entre as equipes tipo II 78,3% (IC95%: 76,6-80,1) e as menores prevalências entre os serviços com somente Dentista 58,6% (IC95%: 56,4-60,8). CONCLUSÕES: Equipes de saúde bucal tipo II apresentaram maior oferta de procedimentos restauradores.
|