CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

17384 - HOSPITALIZAÇÃO POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA EM MENORES DE 15 ANOS DE IDADE NO ESTADO DE SANTA CATARINA ENTRE 2002 E 2012
TATIANA DA SILVA OLIVEIRA MARIANO - UFSC, FÚLVIO BORGES NEDEL - UFSC


objetivos: descrever os principais grupos de causas de hospitalização por condições sensíveis à atenção primária (csap) em menores de 15 anos de idade no estado de santa catarina no período de 2002 a 2012. distribuição geográfica das taxas de hospitalização por csap em menores de 15 anos de idade por município nos anos de 2002, 2007 e 2012.

métodos: dados obtidos do sih/sus e ibge para cálculo das taxas no programa excel 2013. tabulação dos grupos de causas pelo programa tabwin. distribuição geográfica das taxas no programa tabwin.

resultados: houve queda no risco de hospitalização por csap em cerca de 73% no estado. municípios da região central do estado persistiram com as maiores taxas. os principais grupos de causas foram gastroenterites infecciosas e complicações, pneumonias bacterianas, asma e doenças pulmonares. até o ano de 2008, o grupo de causas asma permaneceu em terceiro lugar, e a partir de 2009 houve uma inversão com doenças pulmonares. o risco de hospitalização por gastroenterites infecciosas e suas complicações foi cerca de três vezes maior em 2002 comparado a 2012.

conclusões: evidenciou-se importante queda no risco de hospitalização por csap assim como para seu principal grupo de causa, gastroenterites infecciosas e complicações. apesar da tendência de queda, houve aumento nas taxas de hospitalização por doenças pulmonares. uma suposta explicação seria mudanças no critério diagnóstico para doenças pulmonares nesta faixa etária. o estudo destaca o risco aumentado de hospitalização por csap em menores de 15 anos de idade na região central do estado.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação