10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
17391 - HOSPITALIZAÇÃO POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA EM MENORES DE 15 ANOS DE IDADE E ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM SANTA CATARINA, 2012 TATIANA DA SILVA OLIVEIRA MARIANO - UFSC, FÚLVIO BORGES NEDEL - UFSC
objetivos: descrever as taxas de hospitalização por condições sensíveis à atenção primária (csap) em menores de 15 anos de idade segundo sexo e faixa etária nos municípios catarinenses em 2012. analisar a associação entre características do processo de trabalho na atenção primária à saúde (aps) e taxas de hospitalização por csap em menores de 15 anos de idade nos municípios catarinenses em 2012.
métodos: dados obtidos do sih/sus e ibge para cálculo das taxas. para seleção de variáveis do processo de trabalho, utilizou-se dados do pmaq-ab para municípios com mais de 80% de adesão de suas equipes. realizado análise multivariada por regressão binomial negativa com variância robusta e método backward de seleção conforme p valor. para tabulação e análise foi utilizado o programa stata 14.
resultados: o risco de hospitalização por csap foi cerca de 5 vezes maior em crianças menores de cinco anos de idade comparado à crianças mais velhas. crianças do sexo feminino apresentaram probabilidade 22% maior de hospitalização por csap em relação ao sexo masculino. municípios com equipes com pediatra reduziram 25 hospitalizações por csap a cada 1.000 crianças menores de 15 anos e realizar puericultura em crianças de até 2 anos de idade reduziu 37 hospitalizações por csap a cada 1.000 crianças. a taxa de incidência de hospitalização por csap foi 5% maior a cada aumento no número de equipes que realizaram todas as vacinas do calendário básico no município .
conclusões: o estudo evidenciou características descritivas e analíticas relevantes para direcionamento de ações na aps.
|