CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

17455 - ESTIMAÇÃO DO NÚMERO REPRODUTIVO DA DENGUE NOS MUNICÍPIOS DOS ESTADOS DO RJ E PR
THAINÁ CASTRO DA SILVA - ENSP/FIOCRUZ, CLAUDIA TORRES CODEÇO - PROCC/FIOCRUZ, DANIEL ANTUNES MACIEL VILLELA - PROCC/FIOCRUZ


Objetivos: O objetivo do presente estudo é comparar dois métodos para estimação do número reprodutivo da dengue, que é um indicador importante para construção de alertas de vigilância em saúde.
Métodos: Os métodos utilizam uma distribuição de probabilidade de casos secundários, sendo o método mais comum independente de variáveis climáticas. O segundo método utiliza a temperatura em abordagem inovadora para a estimação, pois foi evidenciado na literatura sua influência no ciclo de transmissão da doença, devido à variação no período de incubação do vírus nos vetores. Os dados consistem em séries temporais, que contém o número agregado de casos de dengue e de temperatura por município e por semana epidemiológica, obtidos de um conjunto de municípios dos estados de RJ e PR, com padrões variados de incidência e temperatura. Estes dados são aplicados ao método de estimação do número reprodutivo.
Resultados: Os resultados preliminares indicam, quando utilizada a série de temperatura, uma estimação menos sujeita a oscilações muitas vezes acarretadas pelas próprias variações climáticas somadas a níveis de ruído nos dados. Serão apresentados resultados classificados por padrões de municípios.
Conclusões: Este trabalho mostra a necessidade de utilização de informações climáticas para estimação mais precisa de indicadores de risco de epidemias de dengue, como o número reprodutivo. Os resultados apontam que o método utilizado dependente de temperatura permite informações mais robustas de apoio aos serviços de vigilância.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação