CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

17502 - ESTRUTURA DAS UNIDADES BÁSICAS PARA A DETECÇÃO DA TUBERCULOSE EM MUNICÍPIOS PRIORITÁRIAS
ROXANA ISABEL CARDOZO GONZALES - UFPEL, LÍLIAN MOURA DE LIMA SPAGNOLO - UFPEL, JESSICA OLIVEIRATOMBERG - UFPEL, AMELIA NUNES SICSU - UEA, DAGOBERTA ALVES VIEIRA - UFPEL, JENIFER HARTER - UNIPAMPA, LUIZE BARBOSA ANTUNES - UFPEL, LIA GONÇALVES POSSUELO - UNISC


OBJETIVO: Verificar a estrutura das unidades básicas de saúde para a detecção de casos.
METODOLOGIA: Estudo descritivo, de corte transversal, realizado no período de 2013 a 2014 nos municípios de Pelotas, Canoas, Sapucaia do Sul e Santa Cruz do Sul, prioritários para as ações de controle da tuberculose. Aplicou-se instrumento de observação (Check list) dos recursos disponíveis em 115 unidades de atenção básica. Os dados foram analisados por meio de frequências e análise de correspondência múltipla. Pesquisa aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa, parecer número 702.283.
RESULTADOS: O município de Canoas associou-se às variáveis não disponibilidade do livro de sintomático respiratório, presença de pote para coleta de escarro, de formulário para solicitação de baciloscopia e de geladeira para armazenamento de amostras. Em contrapartida, o município de Sapucaia associou-se de forma positiva com disponibilidade de livro de sintomático respiratório, de formulário de solicitação de baciloscopia, de pote para coleta de escarro, de geladeira e caixa térmica para acondicionar as amostra. O município de Pelotas e Santa Cruz do Sul apresentaram proximidade com as variáveis não disponibilidade de geladeira e local específico para coleta de escarro. Contudo, destaca-se que nos quatro municípios na maioria das unidades não houve local especifico para coleta.
CONCLUSÕES:
Dos quatros municípios prioritários analisados, apenas um apresentou características estruturais necessárias. Essa realidade impõe barreiras no desenvolvimento das ações de detecção da tuberculose para os profissionais de saúde. Alerta importante às gestões municipais para planejarem-se estrategicamente ofertando uma estrutura mínima que permita que o controle da tuberculose.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação