CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

17725 - CARACTERÍSTICAS OBSTÉTRICAS DE GESTANTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
IONÁ CARRENO - UNIVATES, FERNANDA SCHERER ADAMI - UNIVATES, ADRIANE POZZOBON - UNIVATES, CAROLINA DE SOUZA LEAL - UNIVATES, TICIANE CODEVILA DA SILVA MATHIAS - UNIVATES, AMANDA SAVARIS LUDWIG - UNIVATES, NATÁLIA BARZOTTO SCHERER - UNIVATES, MÔNICA MARIA CHIESA - UNIVATES, KARINE GRABIN - UNIVATES, PEDRO HENRIQUE FERNANDES BERGO - UNIVATES


Objetivo: O objetivo dessa pesquisa é investigar o perfil sociodemográfico e obstétrico de gestantes com Hipertensão Arterial Sistêmica que realizaram acompanhamento ambulatorial na região central do RS, 2014.
Métodos: Trata-se de um estudo transversal do tipo descritivo-exploratório, de caráter epidemiológico e quantitativo. O estudo foi composto por 37 gestantes em acompanhamento ambulatorial que apresentaram hipertensão na gestação em 2014. Serão avaliadas as variáveis sociodemográficas e obstétricas coletadas dos prontuários, estes foram organizados em planilha Excel e posteriormente foram exportados para o programa SPSS v. 24.0 para análise descritiva e analítica sendo aplicados os testes adequados para o estudo. Tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.
Resultados: Na análise preliminar, os achados mostraram a prevalência da hipertensão nas gestantes de 14%, em relação aos achados sociodemográficos, 48,6% das gestantes hipertensas encontram-se na faixa etária de 30 a 39 anos, 91,9% são brancas, 81,1% tem companheiro, 51,4% tem ensino médio e nenhuma referiu ter ensino superior. Em relação às condições obstétricas, 83,8% são multíparas, 40,5% iniciaram o acompanhamento ambulatorial no segundo trimestre da gestação e 29,7% no terceiro trimestre. A análise para verificar fatores associados das gestantes hipertensas com exames bioquímicos e estado nutricional ainda estão em fase de análise estatística.
Conclusões: O estudo vem a ressaltar a necessidade da atenção integral à saúde materno-infantil, com uma equipe interdisciplinar e gestão comprometida. Busca-se contribuir para a confiança e segurança das gestantes e seus familiares frente ao cuidado integral e potencializar e ampliar as políticas públicas vigentes no país.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação