10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
17849 - IMPACTO DE CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E PSICOSSOCIAIS NO PADRÃO DE USO DE SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS POR UNIVERSITÁRIOS. ANDRESSA PRIEBE FIGUEIRÓ - GRADUANDA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA UFPEL, BERNARDO ANTONIO AGOSTINI - DOUTORANDO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, PELOTAS, RS, ANDRÉIA DRAWANZ HARTWIG - DOUTORANDA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, PELOTAS, RS, LUISA JARDIM CORRÊA DE OLIVEIRA - DOUTORANDA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, PELOTAS, RS; PROFESSORA, CURSO DE ODONTOLOGIA, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS, PELOTAS, RS, MARINA SOUSA AZEVEDO - PROFESSORA ASSOCIADA, DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, PELOTAS, RS
Objetivos: Verificar os fatores relacionados ao padrão de uso serviços odontológicos por estudantes ingressantes em uma universidade pública no sul do Brasil.
Métodos: Este é um estudo transversal analítico realizado a partir de dados de uma Coorte prospectiva de universitários da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS. Foram convidados para participar todos os alunos regulares do primeiro semestre de todos cursos no ano de 2016. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado. Foram avaliadas variáveis relacionadas aos desfechos: uso de serviços no último ano, motivo e o tipo de serviço utilizado.
Resultados: Verificou-se que 30,1% dos indivíduos entrevistados não consultou o dentista no último ano. A renda e a autopercepção de saúde bucal foram fatores determinantes em todos desfechos avaliados. Os indivíduos que apresentaram medo de ir ao dentista e com autopercepção de saúde bucal ruim/pobre não utilizaram os serviços odontológicos regularmente. Em contrapartida, quanto maior a renda e quanto maior o número de restaurações, mais recente foi a última visita ao dentista. A maior renda também mostrou-se associada a consultas por prevenção. Somente 17,5% utilizou o serviço público.
Conclusões: Os fatores socioeconômicos e psicossociais são determinantes para o uso de serviços mesmo em populações de alto nível de educação e devem ser levados em consideração no estabelecimento de políticas públicas para o uso regular de serviços odontológicos nessa população.
|