10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
17902 - HOSPITALIZAÇÕES RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS E A CIRCULAÇÃO DO VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO NO BRASIL ARIANE DE JESUS LOPES DE ABREU - GLAXOSMITHKLINE, ELIANA NOGUEIRA CASTRO DE BARROS - GLAXOSMITHKLINE, OTAVIO CINTRA - GLAXOSMITHKLINE
Objetivo: O vírus sincicial respiratório (VSR) está associado a infecção respiratória do trato inferior (IRTI) em crianças. Este estudo pretende consolidar a informação disponível sobre a circulação do VSR no Brasil, incluindo tendências de hospitalizações por IRTI (pneumonia, bronquite e bronquiolite) em crianças menores de 1 ano.
Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa de literatura de 2008 a 2016, incluindo os repositórios do SciElo, LILACS, PubMed/Medline, referentes a população de crianças <10 anos, combinando “vírus sincicial respiratório”, “bronquite”, “bronquiolite” e “pneumonia”. Realizou-se uma análise de dados utilizando o banco de dados de vírus respiratórios fornecido pelo Ministério da Saúde para gerar curvas de tendência de VSR para todas as idades, de 2013 a 2016. O banco de dados de hospitalizações (SIH_SUS TABNET) foi utilizado para coletar informações de hospitalizações agudas por IRTI em crianças <1 ano.
Resultados: Dos 4.267 artigos identificados, 16 foram selecionados para revisão, fornecendo informações sobre o padrão de circulação de VSR, para todo o país e por região, e hospitalizações relacionadas a VSR. Ambas as análises da literatura disponível e dos bancos de dados epidemiológicos mostraram o padrão sazonal de circulação do VSR com pico entre Abril a Agosto. Observou-se uma relação entre a circulação de VSR e o aumento das internações por IRTI em crianças <1 ano.
Conclusão: Considerando a relação entre VSR e os padrões de hospitalizações observados na revisão, novas medidas preventivas poderiam beneficiar a população de crianças no Brasil, reduzindo o número de casos e de hospitalizações por VSR.
|