10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
18123 - FATORES ASSOCIADOS À OBESIDADE: ESTUDO COM DADOS DA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE, 2013 ARTHUR PATE DE SOUZA FERREIRA - FIOCRUZ, CÉLIA LANDMANN SZWARCWALD - FIOCRUZ, GISELI NOGUEIRA DAMACENA - FIOCRUZ, PAULO ROBERTO BORGES DE SOUZA JÚNIOR - FIOCRUZ, CRISTIANO SIQUEIRA BOCCOLINI - FIOCRUZ
Objetivos: Identificar fatores associados ao excesso de peso e obesidade na população brasileira.
Métodos: Estudo epidemiológico de base populacional com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013. Foi selecionado um indivíduo, de cada domicílio amostrado, com 18 anos ou mais de idade. Foram considerados 40.367 indivíduos adultos que referiram peso e estatura. O desfecho foi o Índice de Massa Corporal (IMC), calculado com as medidas de peso e estatura autorreferidas, que foi categorizado em ≥25 Kg/m2 (excesso de peso) e ≥30 Kg/ m2 (obesidade). Utilizou-se modelo de regressão logística, ajustado por fatores de confundimento para pesquisa dos determinantes do excesso de peso e obesidade, considerando-se o desenho complexo de amostragem.
Resultados: A prevalência de excesso de peso foi de 56,9% para homens e 52,4% para mulheres e a prevalência de obesidade foi de 16,6% para homens e 20,3% para mulheres. Os fatores positivamente associados à obesidade: residir na Região Sul, faixa etária de 50 a 59 anos em comparação à faixa de 18-29 anos, não praticar exercício físico e assistir mais de 4 horas de televisão por dia.
Conclusão: Mais da metade da população brasileira apresenta excesso de peso, sendo necessário reforçar as políticas de promoção de estilos de vida saudáveis.
|