CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

18336 - ERICA: INGESTÃO USUAL DE ÔMEGA-3 E NÍVEIS SÉRICOS DE HDL-C EM ADOLESCENTES BRASILEIROS
ANABELLE RETONDARIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, AMANDA DE MOURA SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, LILIANA PAULA BRICARELLO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, MARIANE DE ALMEIDA ALVES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, RICARDO FERNANDES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, LUCIA ANDREIA ZANETTE RAMOS ZENI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, ERASMO BENÍCIO SANTOS DE MORAES TRINDADE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, FRANCISCO DE ASSIS GUEDES DE VASCONCELOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA


Objetivos: Analisar a associação entre consumo usual de ômega-3 e concentrações séricas de HDL-c em adolescentes brasileiros.
Métodos: Foram avaliados 36.956 adolescentes (12 a 17 anos) participantes do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), inquérito nacional de base escolar. Foram coletadas amostras séricas e um recordatório alimentar de 24h. Em uma subamostra dos adolescentes foi coletado um segundo recordatório para estimativa da variância intrapessoal. As prevalências de inadequação da ingestão do ômega-3 foram calculadas pelo método da Necessidade Média Estimada (EAR) como ponto de corte. O HDL-c sérico foi mensurado pelo método enzimático colorimétrico, após jejum de 12h. As estimativas do consumo usual de ômega-3 e de sua associação com a prevalência de HDL-c baixo (meninas de 12-15 anos e meninos: <40mg/dL; meninas de 16-17 anos: <50mg/dL) foram realizadas pelo método proposto por National Cancer Institute, considerando os fatores de expansão e a complexidade do desenho da amostra.
Resultados: A prevalência de inadequação da ingestão de ômega-3 variou de 10% em meninas (12-13 anos) a 31% em meninos (14-17 anos). Aproximadamente 33% dos adolescentes apresentaram HDL-c baixo. Análises ajustadas por sexo, idade e estado de peso evidenciaram associação inversa e estatisticamente significante entre o consumo usual de ômega-3 e HDL-c baixo (OR= 0,73; IC 95% 0,58-0,93).
Conclusões: A prevalência de inadequação de ingestão de ômega-3 foi maior entre adolescentes do sexo masculino. O consumo usual deste nutriente está relacionado a concentrações séricas adequadas de HDL-c.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação