CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

18455 - INCIDÊNCIA DE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO NOTIFICADOS ENTRE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE: ESTUDO DE COORTE BRASIL-COLÔMBIA.
EHIDEE ISABEL GOMEZ LA-ROTTA - UNICAMP, MIRLA RANDY BRAVO - UNICAMP, HELENO R. CORRÊA-FILHO - UNBRASILIA, FRANCISCO HIDEO AOKI - UNICAMP, CARLOS MORALES PERTUZ - UNICAMP, LEONARDO AMARAL DOS REIS - UNICAMP, ELIZABETH DA COSTA DIAS - UFMG


A incidência de acidentes de trabalho com material biológico (MB) continua sendo um problema mundial. O Brasil editou em 2005, a Norma Regulamentadora NR-32 que tem, entre seus objetivos, minimizar estes acidentes, o que fez necessário avaliar sua eficácia. Realizamos estudo prospectivo tipo coorte concorrente com 965 profissionais e estudantes da saúde para avaliar a incidência de relatos de acidentes com material biológico comparando um hospital no Brasil e outro na Colômbia. A média e desvio padrão (±DP) de idade dos 858 que permaneceram na coorte foi 31,93 anos (± 10,90); 74,8% eram do sexo feminino. A taxa de incidência de acidentes com MB foi de 5,04 por 1000 pessoa/mês, sendo maior no Brasil (6,33) que na Colômbia (2,92). Encontramos razão de riscos (HR) associada a país de origem (Brasil) (HR 4,80; IC95% 1,03 e 5,16) e profissão (médico) (HR 2,31; IC95% 1,64 e 14,05); apontando que os brasileiros tiveram maior incidência de acidentes que os colombianos; bem como os médicos sofreram taxa maior quando comparados com os Profissionais da área de enfermagem Os resultados do estudo mostram que a incidência de acidentes com exposição a material biológico é menor do que as relatadas na literatura nacional e internacional com decréscimo nos dois países entre os anos de 2014 e 2015, sendo maior na Colômbia o que contraria o que era esperado em função da implantação da Norma NR-32. Na Colômbia o maior contato pessoal pode ter contribuído para maior interação e aparecimento do efeito da intervenção indireta da observação pelo pesquisado.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação