10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
18506 - DÉFICIT DE ALTURA PARA IDADE E SOBREPESO EM CRIANÇAS DE PAÍSES DE RENDA BAIXA E MÉDIA BEATRIZ RAFFI LERM - CENTRO DE EQUIDADE EM SAÚDE, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, INÁCIO CROCHEMORE M. DA SILVA - CENTRO DE EQUIDADE EM SAÚDE, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, ALUISIO J.D. BARROS - CENTRO DE EQUIDADE EM SAÚDE, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, CESAR G. VICTORA - CENTRO DE EQUIDADE EM SAÚDE, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Objetivo: Analisar prevalência de déficit de altura/idade e de sobrepeso em crianças menores de cinco anos em países de baixa e média renda e a associação entre estes dois indicadores.
Métodos: Foram analisados os mais recentes inquéritos DHS (Demographic and Health Surveys) e MICS (Multiple Indicator Cluster Surveys) desde 2010. Crianças menores de 5 anos com comprimento ou altura/idade inferior a -2DP foram consideradas como portadoras de déficit, e aquelas com índice de massa corporal/idade acima de +2DP foram classificadas como portadoras de sobrepeso, conforme as curvas de crescimento da OMS. Foi verificada também a correlação entre estas duas prevalências, sendo as análises estratificadas por grupos de renda nacional segundo classificação do Banco Mundial, e ajustadas pelo produto interno bruto (PIB) per capita.
Resultados: Foram analisados 67 países. A mediana da prevalência de déficit de altura/idade foi 27,5%, variando de 2,5% (Santa Lúcia, 2012) a 57,7% (Burundi, 2012), enquanto a mediana da prevalência de sobrepeso foi 5,1%, variando de 1,3% (Senegal, 2015) a 22,6% (Montenegro, 2013). Não foi evidenciada correlação entre a prevalência de déficit de altura/idade e de sobrepeso em países de renda baixa, média-baixa e média-alta (r= 0,05; r= -0,24; e r= -0,21, respectivamente). Após ajuste para o PIB, as correlações foram ainda atenuadas, exceto para países de renda média-alta (r= -0,01; r= -0,07; e r= -0,20, respectivamente).
Conclusão: Países de renda baixa e média ainda apresentam elevadas prevalências de déficit de altura/idade e não foi evidenciada correlação entre as prevalências de déficit de altura/idade e de sobrepeso.
|