CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

18522 - IMPACTO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS NA QUALIDADE DE VIDA DE USUARIOS DO SUS
PAMELLA VALENTE PALMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, ISABEL CRISTINA GONÇALVES LEITE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA


Objetivo: avaliar o impacto das doenças periodontais na qualidade de vida de adultos usuários do Sistema Único de Saúde.
Métodos: foi realizado um estudo transversal de base ambulatorial reunindo pacientes com idade igual ou superior a 18 anos, atendidos na especialidade Periodontia nos Centros de Especialidades Odontológicas de Juiz de Fora. Os participantes foram entrevistados sobre dados de identificação, auto percepção de saúde geral e saúde bucal e dados socioeconômicos. Foi utilizado o Oral Health Impact Profile (OHIP-14). Os dados foram processados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 15.0. Após o teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov os valores de tendência central do OHIP-14 foram comparados pelo teste Mann-Whitney e Kruskal-Wallis com nível de significância de 5%. Foi feita a análise de regressão linear múltipla a partir das variáveis que apresentaram associação estatisticamente significativa (p < 0,20) na análise bivariada.
Resultados: observou-se que as dimensões do OHIP-14 Desconforto psicológico e Incapacidade física foram as que apresentaram maior impacto. Cerca de 27% do impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, medido pelo OHIP-14, pode ser explicado pelas variáveis doença periodontal, saúde bucal autopercebida e necessidade de uso ou substituição de prótese.
Conclusões: a reabilitação protética e autopercepção são impactantes na saúde bucal, comparadas à condição periodontal, sendo que o impacto da saúde bucal pode ser predito pela autopercepção da mesma. Esses dados confirmam que indicadores subjetivos são importantes na análise das necessidades dos usuários.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação