10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
18529 - LEPTOSPIROSE EM PONTA GROSSA PARANÁ- ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE 2001-2016 CARLOS EDUARDO CORADASSI - PMPG/UEPG, PEDRO HENRIQUE FRANKE CORADASSI - UTFPR, CAROLINY STOCCO - PMPG, LEANDRO MONTEIRO INGLES - PMPG, CARINA DE FATIMA GUIMARAES DALLAZEM - UFPR/CESCAGE, ERILDO VICENTE MULLER - UEPG, POLLYANNA CASSIA BORGES - UEPG, ALEXANDER WELKER BIONDO - UFPR
A leptospirose é uma zoonose cosmopolita, emergente e de grande importância, merecendo destaque principalmente nos países em desenvolvimento onde é frequentemente associada a baixas condições socioeconômicas. Causada por bactérias do gênero Leptospira acometem animais domésticos, silvestres e o homem, (hospedeiro acidental) clinicamente é caracterizada por um quadro infeccioso, febril agudo que afeta múltiplos órgãos.
Objetivos: Avaliar e discutir a prevalência de casos de Leptospirose no município de Ponta Grossa –PR , em uma série histórica de 2001 a 2016.
Métodos: Foi realizada pesquisa no banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) onde variáveis demonstraram dados de importância epidemiológica.
Resultados: Ao longo desses 16 anos de série histórica um quantitativo de 90 casos de leptospirose foram confirmados, destaque para o último triênio (2014-2015-2016) quando 32 casos foram identificados, representando assim 35,55% dos total de casos da série completa. A taxa de letalidade também foi maior no último triênio :45,55%. Outros resultados de relevância obtidos foram que a Enfermidade acomete preferencialmente homens (79,17 %) e o diagnóstico ocorre em ambiente hospitalar após internação ( 85,71%).
Conclusões: De acordo com os dados apresentados podemos concluir que o número de casos tem se elevado nos últimos anos com aumento da letalidade, observa-se também que os homens estão mais sujeitos á doença e que o seu diagnóstico é tardio, uma vez que é realizado em mais de 85% dos casos após a internação.
|