CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

18728 - COMPONENTES DA DIETA E OBESIDADE GERAL E CENTRAL EM ADULTOS. ESTUDO DE BASE POPULACIONAL
SILVIA GISELLE IBARRA OZCARIZ - UFSC, MARCO DE ANSELMO PÉRES - THE UNIVERSITY OF ADELAIDE, DAVID ALEJANDRO GONZÁLEZ CHICA - THE UNIVERSITY OF ADELAIDE


Objetivo: Avaliar a associação entre componentes da dieta, incluindo os produtos ultraprocessados (PUP), com indicadores de obesidade geral e central em adultos.
Métodos: Estudo de coorte iniciado em 2009, incluindo amostra de base populacional (n=1720) no Sul do Brasil. Consumo alimentar avaliado em 2012 mediante dois recordatórios de 24 horas (n=1123), com ajuste pela variabilidade intra e interindividual. Peso, estatura e circunferência da cintura (CC) aferidos em 2009 e 2012. Variáveis sociodemográficas e comportamentais utilizadas para ajuste do modelo de regressão linear. O estado nutricional em 2009 (com/sem excesso de peso) foi considerado modificador de efeito das associações.
Resultados: Em 2012, 37,3% (IC95% 36,8;36,9) das calorias consumidas diariamente provinham de PUP. Entre indivíduos com excesso de peso em 2009, o consumo de fibras <20g esteve associado com maior IMC e CC em 2012. Entre indivíduos sem excesso de peso, esses indicadores se mantiveram estáveis independentemente da quantidade de fibra consumida. Outras variáveis de consumo (açúcar de adição de PUP, carboidratos de outras fontes, gorduras trans e proteínas animais) apresentaram associação direta com o IMC e a CC, mas somente entre indivíduos com excesso de peso prévio. As calorias totais de PUP não estiveram com nenhum dos desfechos entre indivíduos com ou sem excesso de peso.
Conclusão: Os resultados apresentados indicam que o consumo alimentar afeta os indicadores de obesidade geral e central apenas entre aqueles indivíduos com excesso de peso prévio. Entre indivíduos sem excesso de peso prévio, o consumo parece não influenciar no IMC e/ou CC.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação