10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
18781 - INTERFACE DA CULTURA DE SEGURANÇA E NOTIFICAÇÃO DE INCIDENTES EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA PARA DOENÇAS INFECCIOSAS DO CENTRO OESTE STEFANE ARRUDA MACEDO - HOSPITAL DE DOENÇAS TROPICAIS DR. ANUAR AUAD, THAIS YOSHIDA - HOSPITAL DE DOENÇAS TROPICAIS DR. ANUAR AUAD, NARHAYANNE KONDRATIEVANS NAFEL ROSA TOLEDO - HOSPITAL DE DOENÇAS TROPICAIS DR. ANUAR AUAD
O Núcleo Interno de Segurança do Paciente do Hospital de Referência para doenças infectocontagiosas do Centro Oeste tem como objetivo principal estimular práticas seguras. Objetivos: Descrever a experiência da instituição na implementação de iniciativas voltadas à promoção da cultura de segurança, com a finalidade de apoiar as medidas do Plano Nacional de Segurança do Paciente, instituído pela ANVISA. Métodos: Relato de experiência. A notificação de incidentes iniciou-se em 2014. Desde então, o gerenciamento dessas informações sofreu diversas mudanças. No segundo semestre de 2015, considerando a sedimentação da cultura de segurança na instituição, a análise e gerenciamento dos indicadores assistenciais passam a ser de responsabilidade dos profissionais.
Resultados: Percebe-se um incremento de 214% no número de notificações de 2015(464) em relação a 2014(217). Já em 2016, o aumento foi de 136% nas notificações(632). Esse aumento pode estar relacionado a mudança da metodologia de análise e tratamento de eventos adversos, com intensificação dos treinamentos e ações para enculturar os colaboradores, que permitiram uma reflexão acerca dos enfoques atuais da segurança, identificar problemas e situações susceptíveis de melhoria, controlar o efeito das eventuais intervenções, e fornecer informações para que os gestores possam tomar conhecimento do cenário da segurança do paciente na instituição.
Discussão:
O aumento observado nas notificações é importante indicador da necessidade de se manter estratégias de sensibilização das equipes, considerando a cultura de segurança organizacional em desenvolvimento, assegurando o engajamento, e estimulando comportamentos seguros, para então estabelecer metas de redução de eventos adversos, sem que haja subnotificação dos mesmos.
|