10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
18834 - CUIDADO NUTRICIONAL PARA MULHERES NO PERÍODO PÓS-PARTO – RESULTADOS PRELIMINARES KARINA DOS SANTOS - UFRJ, PAULLA TAVARES PATRÍCIO - FIOCRUZ, THAÍSSA SANTANA - UFRJ, ROBERTA ARAÚJO - FIOCRUZ, BEATRIZ DELLA LÍBERA - FIOCRUZ, ANA LÚCIA FITTIPALDI - FIOCRUZ, DENISE CAVALCANTE DE BARROS - FIOCRUZ, CLÁUDIA SAUNDERS - UFRJ
Objetivo: Promover orientação nutricional para redução da retenção de peso pós-parto (RPPP), no âmbito da Atenção Básica.
Métodos: Ensaio clínico controlado, desenvolvido em duas Unidades de Atenção Básica em Manguinhos, Rio de Janeiro. São convidadas a participar as mulheres no período de 6 a 9 meses pós-parto que apresentam RPPP. A intervenção consiste em 4 consultas individuais, mensais, com nutricionista, complementadas por orientações realizadas por meio de aplicativo e rede social. O plano alimentar tem formato qualitativo e ilustrado, e foi desenvolvido a partir dos preceitos da Dieta DASH. A avaliação antropométrica abrange medidas de peso, altura, circunferência da cintura e percentual de gordura corporal. Considera-se RPPP a diferença entre o peso atual e o peso pré-gestacional, consultado no cartão da gestante.
Resultados: Entre novembro de 2016 e março de 2017, 27 mulheres iniciaram o acompanhamento nutricional. Destas, 22 continuam participando do estudo. A idade média é de 30 anos (± 6,7) e a RPPP é de 6 kg (± 5,8). Duas participantes completaram as 4 consultas, apresentando diminuição de peso de 3,3 kg e 3 kg, o que representou 45% e 83% da RPPP individual, respectivamente. Ao passar por 3 consultas (n=8), a diferença média de peso foi de -1,7 kg (± 1,4) em relação ao peso inicial, além de redução na circunferência da cintura e no percentual de gordura corporal.
Conclusões: A estratégia de cuidado nutricional proposta neste estudo parece contribuir para a redução da retenção de peso no período pós-parto, em mulheres atendidas na Atenção Básica.
|