CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

18982 - HETEROGENEIDADE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE ESTRESSE NO TRABALHO E PRESSÃO ARTERIAL NO ELSA-BRASIL
LEIDJAIRA JUVANHOL LOPES - UFV, ENIRTES CAETANO PRATES MELO - FIOCRUZ, MARIA DE JESUS MENDES DA FONSECA - FIOCRUZ, LÚCIA ROTENBERG - FIOCRUZ, JOSÉ GERALDO MILL - UFES, ROSANE HÄRTER GRIEP - FIOCRUZ


Objetivos: Investigar quais componentes do modelo de estresse no trabalho demanda-controle (MDC) estão associados à pressão arterial, e analisar se essas associações variam ao longo da distribuição de pressão arterial.
Métodos: Foram avaliados dados da linha de base de 11.647 participantes ativos do ELSA-Brasil, um estudo de coorte multicêntrico de servidores públicos brasileiros. Os níveis de demandas psicológicas, uso de habilidades e autonomia para decisão foram mensurados através da versão brasileira do demand-control-support questionnaire. A associação entre os componentes do MDC e a pressão arterial foi analisada através de regressão gama e quantílica, e testes de interação com sexo e uso de anti-hipertensivos foram conduzidos. As variáveis de ajuste foram selecionadas através de um DAG.
Resultados: Nos modelos gama ajustados, nenhuma associação foi observada entre os componentes do MDC e a pressão arterial para o total da população estudada. Entre não usuários de anti-hipertensivos, a alta autonomia para decisão foi marginalmente associada a um incremento de 0,59 mmHg (IC95%=0,00;1,18) na pressão arterial sistólica. Nos modelos quantílicos, verificou-se que esta associação é heterogênea ao longo da distribuição do desfecho, pois coeficientes significativos foram observados apenas entre os quantis 35 e 60. Os resultados não diferiram segundo sexo.
Conclusões: Uso de habilidades e autonomia para decisão mostraram diferentes padrões de associação, sugerindo que o controle no trabalho pode não ser um conceito único em relação aos níveis pressóricos. Os resultados foram heterogêneos ao longo da distribuição de pressão arterial e o uso de anti-hipertensivos atuou como um importante moderador da relação estudada.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação