10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
18989 - O USO, POR IDOSOS, DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PARA COMUNICAÇÃO FREDERICO M COHRS - UNIFESP, LUIZ ROBERTO RAMOS - UNIFESP, EDUARDO J SIMÕES - UNIVERSITY OF MISSOURI IN COLUMBIA
Objetivos: Identificar o uso, por idosos, de dispositivos eletrônicos para comunicação. Identificar dificuldade na utilização destes dispositivos.
Método: Trata-se de um estudo transversal, exploratório, quantitativo, onde foram entrevistados 95 idosos advindos de uma coorte (Projeto EPIDOSO), selecionados aleatoriamente. As entrevistas, realizadas em 2016, seguiram um questionário elaborado pelos autores, tendo sido conduzidas por telefone. Os dados foram digitados em uma planilha Excel para realizar estatísticas descritivas.
Resultados: Os idosos entrevistados tinham idade variando de 61 a 81 anos, com média de 69,3 anos ( 3,5). Os smartfones são mais usados por idosos mais novos. Há um predomínio de mulheres (75,8%), usuárias de smartfones (69,5%), computador (65,3%). 48,4% deles usam o computador para envio de e-mails, estão com seus celulares sempre próximos quando em casa (68,2%), carregam sempre o celular quando saem de casa (87,9%), mas eventualmente (42,4%) o celular fica sem carga. 51,5% consegue fazer atualização de aplicativos sem necessitar de ajuda. Utilizam o aplicativo What’s app ® (98,5%) e um aplicativo de SMS (93,9%) para troca de mensagens, e 80,3% dos entrevistados conseguem enviar fotos pelo celular.
Conclusão: Muitos idosos estão fazendo uso de dispositivos para comunicação, apesar de haver dificuldade em relação à estar sempre juntos aos aparelhos quer seja em casa ou fora, ou mantê-los com a bateria carregada. Com o crescimento da quantidade de idosos no Brasil e de idosos morando sozinhos, torna-se cada vez mais importante que estes tenham algumas competências digitais
|