CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

19055 - PROMOÇÃO DA SAÚDE E ENFRENTAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE
GABRIELA CHAGAS DORNELLES - MINISTÉRIO DA SAÚDE, GISELE BALBINO ARAÚJO RODRIGUES - MINISTÉRIO DA SAÚDE, ROBERTA CORRÊA DE ARAUJO AMORIM - MINISTÉRIO DA SAÚDE, KÁTIA GODOY CRUZ - MINISTÉRIO DA SAÚDE


Objetivo: Descrever as práticas realizadas no Programa Academia da Saúde (PAS) nos municípios brasileiros, em consonância com o preconizado pela Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e o Plano de Enfrentamento das DCNT 2011-2022.

Metodologia: Em maio/2016 foram levantados dados sobre o funcionamento do PAS por meio do questionário eletrônico FormSUS. O questionário foi preenchido pelos responsáveis do PAS nas secretarias municipais de saúde com apoio das secretarias estaduais. Realizou-se análise descritiva de frequência das atividades oferecidas pelos polos (espaço físico do PAS) por meio do aplicativo “Stata” versão 12.1.

Resultados: Dos 2454 municípios que responderam ao monitoramento, 1.126 informaram estar com o PAS em funcionamento no período, com um total de 1.372 polos ativos. 98,6% dos polos oferecem práticas corporais, 81,9% atividades relacionadas à alimentação saudável e 79,2% ações de educação em saúde. Atividades relacionadas ao enfrentamento do tabaco e do consumo abusivo de álcool e outras drogas são desenvolvidas por 61,7% e 49,3% dos polos, respectivamente. Ainda, 35,9% dos polos desenvolve atividades relacionadas à cultura da paz e direitos humanos, 33,6% de mobilidade segura, 23,5% práticas artísticas e culturais, 23% desenvolvimento sustentável e 13,4% práticas integrativas.

Conclusão: As atividades desenvolvidas no PAS estão alinhadas com a PNPS e com o Plano de Enfrentamento das DCNT. Predomina a oferta de práticas corporais, alimentação saudável, educação em saúde, enfrentamento do uso do tabaco e álcool. Um percentual menor de polos oferta atividades relacionadas à cultura da paz e direitos humanos, mobilidade segura, práticas artísticas, desenvolvimento sustentável e práticas integrativas.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação