CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

19091 - ÍNDICE DE ADIPOSIDADE VISCERAL ASSOCIA-SE COM PARÂMETROS COMPORTAMENTAIS E INFLAMATÓRIOS EM ADULTOS: UM ESTUDO DE BASE POPULACIONAL
FABRÍCIA GERALDA FERREIRA - UFV, WELLINGTON SEGHETO - FAGOC, DANIELLE CRISTINA GUIMARÃES DA SILVA - UFV, PATRÍCIA FELICIANO PEREIRA - UFV, GIANA ZARBATO LONGO - UFV


Antecedentes e objetivo: O índice de adiposidade visceral (IAV) indicador de distribuição e função da gordura é considerado um preditor de risco cardiometabólico. O objetivo deste estudo foi analisar os fatores associados ao IAV em adultos brasileiros.
Métodos e resultados: Um estudo transversal de base populacional foi conduzido com 854 adultos, em Viçosa, MG, Brasil. Para obtenção dos dados aplicou-se um questionário e coletaram-se medidas antropométricas, de composição corporal e dados bioquímicos. Utilizou-se regressão logística ordinal para avaliar os fatores associados ao IAV. Associou-se positivamente ao IAV no sexo masculino o aumento do percentual de gordura, da concentração de ácido úrico e proteína c reativa ultrassensível no sangue. De forma negativa associou-se o nível de atividade física no lazer. Entre as mulheres associou-se ao IAV o aumento da idade, do perímetro do pescoço, tempo sentado superior a 300 minutos, o aumento na concentração sérica de ácido úrico e proteína c reativa ultrassensível no sangue.
Conclusão: Com exceção da idade, todos os outros fatores associados ao IAV são modificáveis sugerindo que adoção de medidas de intervenção precoces que promovam modificações de hábitos e alterem o risco de aumento da adiposidade visceral e o consequentemente aparecimento de comorbidades devem ser incentivadas.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação