10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
19095 - ÍNDICE DE NECESSIDADES DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RENATA MARQUES DA SILVA - UFSC, JOAQUIM GABRIEL ANDRADE COUTO - UFSC, ANA CAROLINA OLIVEIRA PERES - UFSC, DANIELA LEMOS CARCERERI - UFSC
Objetivo: descrever a aplicabilidade do Índice de Necessidade de Tratamento Odontológico (INTO) no diagnóstico e organização inicial de um Projeto de Extensão Universitária intitulado Promoção de Saúde Bucal no Colégio de Aplicação-UFSC, em 2016.
Método: O INTO é um instrumento que codifica e classifica as necessidades odontológicas do indivíduo em escores: 0 - sem nenhuma necessidade de restauração ou extração; 1 – de uma a três necessidades de restauração ou extração; 2 - de quatro a oito necessidades de restauração ou extração; 3 - mais de oito necessidades restauração ou extração; 4 - doença periodontal generalizada; 5 - necessidade de exodontias múltiplas. Após consentimento dos familiares, realizou-se avaliação de saúde bucal por 2 graduandos de Odontologia (examinador e anotador), previamente calibrados, participantes do projeto. Foram examinadas 500 escolares, em local amplo, arejado, com luz natural e auxílio de espátulas de madeira.
Resultados: 420 (84%) apresentaram into 0, 60 (12%) - into 1 e apenas 20 (4%) - into 2. Não encontrou-se escores maiores. A população estudada não apresentou maiores necessidades de tratamento reabilitador. Esse diagnóstico permitiu o planejamento de ações de promoção e prevenção, bem como a priorização dos exames clínicos individuais.
Conclusões: O INTO contribuiu na organização da assistência, favoreceu a equidade e a formação de profissionais capacitados a realizar diagnóstico, planejamento, execução e monitoramento da saúde bucal de escolares utilizando uma ferramenta de base epidemiológica e fácil aplicação.
|