10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
19157 - EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE SAÚDE NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL DE ESCOLARES RAIANI SPALENZA MATOS - UFES, MARIA DEL CARMEN BISI MOLINA - UFES, TAÍSA SABRINA SILVA PEREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Objetivos: Avaliar a efetividade de um programa de saúde no controle dos níveis pressóricos dos escolares da rede municipal de ensino de Vitória/ES - Brasil.
Métodos: Estudo de intervenção com escolares de 6-12 anos de duas escolas públicas, definidas por sorteio como escola “Intervenção” e “Controle”. O grupo intervenção foi submetido a ações educativas baseadas na promoção de hábitos alimentares saudáveis e na prática de atividade física. Medidas de PA foram coletadas antes e após as ações educativas, de forma padronizada, utilizando aparelho digital Omron® e manguitos adequados à circunferência do braço esquerdo. Eram realizadas três medidas com intervalo de dois minutos. Para as análises descartou-se a primeira medida, utilizando média das outras duas medidas. Para variáveis categóricas aplicou-se teste qui-quadrado ou teste exato de Fisher, e para variáveis contínuas teste t pareado ou o de Wilcoxon, utilizando o programa estatístico SPSS 23.0, e adotando-se como significativo um valor de p ≤ 0,05.
Resultados: Não houve diferença entre os grupos para sexo, idade, ano escolar, estado nutricional, pressão arterial, qualidade da alimentação, prática de atividade física e tempo de tela na linha de base, apresentando diferença significativa apenas nas variáveis raça/cor (p<0,001), e na classe socioeconômica (p<0,001). Quando avaliado os níveis pressóricos antes e após as ações educativas, houve redução da PAS e da PAD no grupo intervenção, e aumento significativo da PAS (p=0,052) e PAD (p=0,002) no grupo controle.
Conclusões: Intervenções em saúde no ambiente escolar mostram-se efetivas para o controle da PA em crianças e adolescentes.
|