10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
19158 - INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS RELACIONADOS AO TRABALHO COMO FERRAMENTA DE APOIO MATRICIAL VERENA EMMANUELLE SOARES FERREIRA - CEREST SOBRAL, CLAUDIONOR PEREIRA DO NASCIMENTO JUNIOR - CEREST SOBRAL, MIQUELINE CEDRO DE OLIVEIRA - CEREST SOBRAL, RAFAELLA ALMEIDA RIBEIRO PEREIRA - CEREST SOBRAL, SUSANA MACIEL PINTO - CEREST SOBRAL, MARIA ADELANE MONTEIRO DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
Esse trabalho tem como objetivo descrever os óbitos por acidentes e por violências relacionadas ao trabalho e aplicabilidade das ações de apoio matricial como ferramenta de apoio matricial da saúde do trabalhador na área de abrangência do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) de Sobral/CE, 2012 a 2016.
Estudo descritivo de série de casos, sobre óbitos relacionados ao trabalho, com dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação e investigação mediante aplicação de instrumento da equipe de vigilância em saúde do trabalhador (VISAT). Os dados foram avaliados e tabulados pelo sistema do programa TabWin32 versão 3.6b e exportados para os programas Excel 2007. Identificado o caso, realiza-se articulação com a vigilância epidemiológica do município de residência e/ou ocorrência do óbito para agendamento de inspeção no local do acidente e/ou visita domiciliar para investigação do caso. De 2012 a 2016, 85 pessoas foram a óbito em decorrência de causas acidentais ou violentas relacionadas ao trabalho. Dos óbitos estudados 88,24% são homens, 56,48% tinham entre 20 e 39 anos 72,94% são acidentes típicos. Dentre as ocupações, destacamos as atividades realizadas na construção civil e na condução de transportes. As causas de morte aparecem 48,23% são acidente de transportes, 9,41% aparecem como agressão e 8,24% em decorrência a choque elétrico. A utilização da investigação possibilitou relacionar o trabalho com o local de ocorrência do evento acidental ou violento que levou a morte e identificar ações que podem ser desenvolvidas no âmbito da atenção básica e da vigilância em saúde.
|