10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
19253 - INTERFACE ENTRE A ATENÇÃO BÁSICA E A ESPECIALIZADA NA REDE DE SAÚDE BUCAL DO SUS MAIARA MUNDSTOCK JAHNKE - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CANOAS, JESSYE MELGAREJO DO AMARAL GIORDANI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, IDIANA RITA LUVISON - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO, NILCEMA FIGUEIREDO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, FERNANDO NEVES HUGO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Objetivos: Avaliar a prevalência de interface entre Atenção Básica (AB) e Especializada em Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).
Métodos: Estudo multinível de abrangência nacional, com 927 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) participantes do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), sendo 98% dos CEO cadastrados até a contratualização. Dados coletados por avaliadores capacitados e instrumento padronizado. A variável dependente, denominada interface, considerava a existência de protocolos e de referência e contrarreferência para as especialidades mínimas dos CEO. Foram avaliados aspectos sociodemográficos - macrorregião e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e relacionados aos serviços avaliados - cobertura de saúde bucal e relacionados ao processo de trabalho. Foi realizada Regressão de Poisson Multinível (Stata 11).
Resultados: Dos CEO avaliados, 52,53% (IC 95% 49,31-55,75) apresentavam interface. Na análise ajustada, as regiões Sul e Sudeste apresentaram maior prevalência de interface (p<0,05), o mesmo ocorreu para municípios com IDH mais elevado (p<0,05). Verificou-se que realizar planejamento, receber matriciamento e garantir acesso agendado, aumentaram a prevalência de interface em 60%, 30% e 31%, respectivamente.
Conclusões: A relação entre a AB e CEO traduzida na interface implica na produção de cuidados mais equânimes, integrais, eficientes e efetivos. Com os achados deste estudo, ficam evidenciadas as desigualdades macrorregionais existentes entre os serviços de saúde, bem como a importância dos processos de trabalho na presença de interface, importante marcador da constituição de rede.
|