10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
19293 - BENEFICIÁRIOS DE PLANO PRIVADO DE SAÚDE CADASTRADOS NA ESF USARAM MAIS O SUS LUCIANE MARIA PILOTTO - UNIVATES, ROGER KELLER CELESTE - UFRGS
Objetivos: Analisar o tipo de serviço médico e odontológico utilizado por beneficiários de plano privado de saúde (PPS) e a relação com cadastro na Estratédia de Saúde da Família (ESF).
Métodos: Estudo transversal utilizando dados de 391.868 brasileiros provenientes da PNAD de 2008. Regressão logística multinomial foi realizada para analisar a tipo de serviço de saúde utilizado por beneficiário de PPS em relação ao cadastro na ESF.
Resultados: Indivíduos com PPS utilizaram mais os serviços de saúde comparados aqueles sem PPS. Entre os brasileiros com PPS, 73,7% que visitaram o dentista no último ano foram pelo PPS, 20,9% pagaram diretamente do bolso e 5,4% usaram o SUS. Já para os cidadãos que procuraram atendimento médico nos últimos 15 dias, os percentuais foram de 81,6%; 4,8% e 13,6%, respectivamente. O efeito de estar cadastrado na ESF e usar o SUS foi maior entre quem tem PPS (OR=2,69; OR=2,19) do que dentre quem não tem PPS (OR=1,65; OR=1,25) para odontologia e para o serviço médico, respectivamente. Além disso, o cadastro na ESF aumentou o uso do serviço público e reduziu o uso através do plano.
Conclusões: O cadastro na ESF aumenta a chance de usar o serviço público e o efeito foi maior entre aqueles com PPS. Políticas para fortalececimento da atenção primária em saúde com expansão das áreas cobertas por ESF devem ser incentivadas. Posse de PPS em países com sistema de saúde público universal precisam ser monitorados e regulados para evitar gastos excessivos tanto dos governos quanto dos cidadãos.
|