CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

19544 - EXERCÍCIO FÍSICO DURANTE O TRATAMENTO DE CÂNCER EM CRIANÇAS: REVISÃO INTEGRATIVA
HERIKA PAIVA PONTES - UNIFOR, MIRNA ALBUQUERQUE FROTA - UNIFOR, SORAYA DA SILVA TRAJANO - UNIFOR, ANA MARIA FONTENELLE CATRIB - UNIFOR


Objetivo: investigar a produção científica referente ao exercício físico durante o tratamento de câncer em crianças.
Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, a busca foi realizada no mês de Novembro de 2016, nas bases de dados LILACS e SciELO por meio da associação dos descritores câncer, criança e atividade física. Os critérios de inclusão foram artigos que envolvessem o tema da pesquisa, estivessem totalmente disponíveis eletronicamente, publicados entre 2011 e 2016, nos idiomas português, inglês e espanhol.
Resultados: A busca resultou em 57 artigos, 57 na LILACS e nenhum na SciELO. Excluíram-se estudos em duplicidade e que não atendiam ao tema proposto. Dos 13 artigos lidos na íntegra, 8 responderam à questão norteadora e definiram a amostra final. Dentre os estudos incluídos para análise sete foram publicados em revistas da área médica e um na área multidisciplinar. No que diz respeito ao ano, os artigos foram divulgados de 2010 a 2015. No que concerne aos objetivos, os estudos buscam analisar os efeitos do exercício físico durante o tratamento de câncer em crianças. Em relação ao método empregado, houve predominância de estudos quantitativos (quatro), sendo os demais de revisão bibliográfica (três) e um qualitativo.
Conclusão: necessidade de desenvolvimento de novas pesquisas, contribuindo para a efetividade da indicação e aplicação dessas terapêuticas no manejo da oncologia pediátrica. Os estudos evidenciaram benefícios da fisioterapia e do exercício físico como coadjuvantes do tratamento da criança com câncer.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação