CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

19602 - ESTRUTURA E PROCESSO DE TRABALHO PARA AS AÇÕES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA
PATRÍCIA MARIA DE OLIVEIRA MACHADO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, JOSIMARI TELINO DE LACERDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA


Objetivos: descrever e analisar a estrutura e processo de trabalho das equipes de saúde da família participantes do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-AB) para o desenvolvimento de ações de alimentação e nutrição na Atenção Básica no Brasil.
Métodos: estudo transversal utilizando os dados coletados em todo território nacional pelo PMAQ-AB. A adequação de estrutura e processo de trabalho foi estimada pela prevalência de um conjunto de indicadores selecionados previamente e agregados em nível municipal. Foram incluídos os municípios que aderiram ao PMAQ-AB com, pelo menos, 80% das suas equipes, estes foram estratificados segundo critérios de influência para a gestão em saúde e porte populacional conforme proposto por Calvo et al (2016). A associação da adequação com classificação dos municípios foi estimada pela razão da prevalência (RP) e intervalos de confiança de 95%.
Resultados: Foram estudadas 24055 unidades de saúde e 29778 equipes de saúde agregadas em 5045 municípios. A maior parte dos municípios não possui nutricionista para apoiar todas as UBS, sendo que a ampla maioria das equipes não realiza ações de vigilância alimentar e nutricional. Os municípios com melhores condições de estrutura e processo de trabalho para as ações de alimentação e nutrição foram coincidentes com aqueles que possuem condições favoráveis para os aspectos de gestão em saúde.
Conclusões: a estrutura e processo de trabalho necessitam de aprimoramento para o desenvolvimento de ações de alimentação e nutrição na atenção básica, além de necessidade de qualificação das equipes para o desenvolvimento de ações ligadas a temática.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação