CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

20085 - CRITÉRIO DE ENCERRAMENTO DAS ARBOVIROSES EM UMA ÁREA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (2016)
ANA CAROLINA CARDOSO ARRUDA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO


Os arbovírus transmitidos por mosquitos pertencem ao conjunto das doenças infecciosas que são considerados importantes desafios para a saúde pública. No Brasil, destaca-se, atualmente, três arboviroses de maior relevância: dengue, zika e chikungunya. Estas doenças fazem parte da Lista de Doenças e Agravos de Notificação Compulsória. Tem sido um desafio para a Saúde Pública a notificação destas doenças, pois pode haver notificação equivocada entre os agravos devido à similitude do quadro. O diagnóstico laboratorial, que poderia ser uma saída para esta questão, tem algumas implicações como: possibilidade de reação cruzada e dificuldade no acesso aos testes. Entretanto, estas dificuldades não impedem o encerramento destas arboviroses pois pode ser utilizado o critério clínico-epidemiológico.
Objetivos: Analisar o critério de encerramento utilizado para dengue, zika e chikungunya em uma Área Programática do Município do Rio de Janeiro.
Métodos: Os dados foram obtidos através dos bancos gerados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação e utilizou-se o software Epi-Info para análise dos bancos. A área de estudo selecionada corresponde a 30 bairros da zona norte da cidade do Rio. O período de análise foi o ano de 2016. Resultados: Dos 4491 casos notificados de dengue, 73% foram confirmados, sendo 85% destes casos confirmados por critério clínico-epidemiológico. Para zika, 4232 casos foram notificados, sendo 97% confirmados pelo mesmo critério. Para chikungunya, foram 3435 casos, sendo 99% confirmados, sendo 70% pelo mesmo critério.
Conclusões: O encerramento dos agravos pelo critério clínico-epidemiológico deve seguir preceitos mínimos, exigindo observação dos critérios de definição das doenças


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação