CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

20457 - DENGUE E ABASTECIMENTO DE ÁGUA, ESTADO DE SÃO PAULO, 2005 A 2015.
GABRIELA VIEIRA ENDRICE - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE SOROCABA - PUC/SP, ISADORA SEROTINI PERTINHEZ - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE SOROCABA - PUC/SP, REBECCA GALLARDO FRANCO DE ANDRADE - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE SOROCABA - PUC/SP, ALESSANDRA C GUEDES PELLINI - CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA-CVE-CCD - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO, ROSEANE M GARCIA LOPES DE SOUZA - CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA-CVE-CCD - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO, FÁBIO MIRANDA JUNQUEIRA - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE SOROCABA - PUC/SP, ANA FREITAS RIBEIRO - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE SOROCABA - PUC/SP


Objetivos: . Avaliar a correlação entre a incidência da dengue e o abastecimento público de água.
Metodologia: Estudo ecológico envolvendo a análise de informações coletadas nas bases de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação-SINAN, disponibilizados no Centro de Vigilância Epidemiológica-CVE e na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. As informações de abastecimento de água foram obtidas no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Foram calculados os coeficientes de incidência de dengue dos municípios, agrupados por porte populacional, e os percentuais de abastecimento de água por municípios, no período de 2005 a 2015. Os coeficientes de correlação de Spearman foram obtidos utilizando-se o programa SPSS.
Resultados: A análise de 539 municípios do estado de São Paulo mostrou que 15,03%(81) tiveram uma correlação positiva entre a incidência de dengue e o índice de abastecimento de água Quando observamos o porte populacional, entre os nove municípios com mais de 500.000 habitantes, 44,4% apresentaram correlação positiva significativa. Entre os 17 municípios de 250.000- 499.999, 23,5% apresentaram correlação positiva, e 5,8% negativa. Entre os 283 municípios com 10.000-99.999 habitantes, 17,2% apresentaram correlação positiva e 0,5% negativa. Para os municípios com menos de 10.000 habitantes, 9,9% apresentaram correlação positiva e 0,5% negativa.
Conclusão: A maioria dos municípios não apresentou correlação entre a incidência de dengue e o abastecimento de água(84,97%). Ressaltamos que as variações nos índices de abastecimentos são pequenas com incidência de dengue crescente em vários municípios. Outros fatores relacionados à dengue devem ser avaliados em conjunto com os resultados.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação