CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

20569 - FATORES ASSOCIADOS AO EXCESSO DE PESO EM MULHERES ATENDIDAS EM UMA CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO EM SALVADOR, BAHIA, BRASIL
REBECA FERREIRA PFAFFENSELLER - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, VERA FERREIRA ANDRADE DE ALMEIDA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, NILA MARA SMITH GALVÃO BAHAMONDE - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA


Objetivo: Identificar fatores associados ao excesso de peso em mulheres atendidas em uma Clínica Escola de Nutrição em Salvador, Bahia, Brasil.
Métodos: Estudo transversal, baseado em dados secundários obtidos de 402 prontuários de pacientes adultas atendidas no período de julho de 2012 a junho de 2013 em uma Clínica Escola de Nutrição. Foram coletados dados de características sociodemográficas (idade, escolaridade, renda familiar e estado civil) e comportamentais (horas de sono e etilismo), utilizadas como variáveis independentes. A classificação do estado nutricional foi determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Os diagnósticos nutricionais de sobrepeso e obesidade foram agrupados em uma única categoria, definida como excesso de peso (IMC ≥ 25kg/m²), correspondendo ao desfecho de interesse. Modelos de regressão logística simples e múltiplos foram ajustados para avaliação da relação entre o excesso de peso e as exposições de interesse.
Resultados: Observou-se prevalência de excesso de peso igual a 74,4%. A análise bivariada mostrou associação entre o excesso de peso e as variáveis investigadas, exceto horas de sono. Na análise ajustada, o excesso de peso mostrou-se associado à idade, estado civil, renda familiar e etilismo. Não foi evidenciada associação estatística independente entre a escolaridade e o excesso de peso.
Conclusão: A constatação de associação entre o excesso de peso e os fatores sociodemográficos e comportamentais avaliados neste estudo reforça sua característica multifatorial. Resultados apontam maiores chances de ocorrência deste desfecho para mulheres em união conjugal atual ou prévia, com 30 anos ou mais, de menor nível de renda familiar e etilistas.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação