CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

20764 - PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA ESCOLA COM SAÚDE
MARIELLY RODRIGUES DE SOUZA - UFMT, MARIA SILVIA AMICUCCI SOARES MARTINS - UFMT, ANDERSON CASTRO SOARES DE OLIVEIRA - UFMT, FELLIPE TAVARES NOGUEIRA CRUZ - UFMT, PATRÍCIA SIMONE NOGUEIRA - UFMT, JOANIL BOTELHO RAMOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ


Objetivo: Analisar o perfil antropométrico de crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Escola com Saúde, da região norte do município de Cuiabá – Mato Grosso.
Métodos: Estudo de corte transversal, com 4308 crianças e adolescentes com idade entre 3 e 17 anos. A classificação do perfil antropométrico das crianças com até 5 anos foi realizada no programa WHO Anthro e das crianças maiores de 5 anos e dos adolescentes no programa WHO Anthro Plus. Para a avaliação do perfil antropométrico foi utilizado o índice de massa corporal para idade (IMC/I), expressos em escore-Z de acordo com as curvas preconizadas pela OMS (2006 e 2007). As medidas de frequência foram calculadas no programa SPSS, versão 17.0.
Resultados: 1,6% das crianças com menos de 5 anos de idade apresentaram magreza e 15,1% risco de sobrepeso, as crianças com idade entre 5 e 9 anos apresentaram 2,5% de magreza, 12,5% de sobrepeso e 8,3% de obesidade e em relação aos adolescentes 4,1% apresentaram magreza, 16,7% sobrepeso e 8,8% obesidade.
Conclusão: As crianças e adolescentes obtiveram maior prevalência de sobrepeso e obesidade do que magreza, ou seja, essa população segue a tendência de transição nutricional vivenciada no Brasil.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação