10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
20840 - MORTALIDADE DECORRENTE DE SUICÍDIOS NA MICRORREGIÃO DE CHAPECÓ, NOS ANOS DE 2003 A 2013. PAULO ROBERTO BARBATO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, JANE KELLY OLIVEIRA FRIESTINO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, GRACIELA SOARES FONSÊCA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, LAURA LANGE BIESEK - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, DEOCLÉCIO LUCHINI JÚNIOR - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, LUCAS AZEREDO RODRIGUES - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, WILLIAM ZANETE BERTOLINI - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Objetivo: descrever a mortalidade por suicídio na microrregião de Chapecó/SC, no período de 2003 a 2013, a partir do monitoramento executado pelo Observatório Geográfico da Fronteira Sul, que se constitui em uma ferramenta democrática, disponível e acessível para a pesquisa geográfica e epidemiológica.
Métodos: realizou-se um estudo ecológico na microrregião de Chapecó, compreendendo 36 municípios do oeste de Santa Catarina. Foram utilizados os dados do Sistema de Informação de Mortalidade/Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (SIM/DATASUS) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram analisadas as variáveis: ano de óbito, sexo, local de ocorrência, estado civil, faixa etária e causa básica do óbito. Para representação espacial foram construídos mapas temáticos.
Resultados: no período estudado ocorreram 482 óbitos por suicídio na microrregião, sendo que 78,2% do sexo masculino, casados (47,3%) e na faixa etária entre 40 e 49 anos (24,4%). Os óbitos acumulados até os 49 anos representaram 62,9% do total. O enforcamento foi a forma mais comum de suicídio (83,7%) e o domicílio (65,3%) o principal local de ocorrência. O coeficiente médio da mortalidade específica por suicídios para a região foi de 14,3 óbitos por 100.000 habitantes, considerando o período estudado. A distribuição dos óbitos entre os municípios da microrregião não foi homogênea.
Conclusões: Os achados reforçam a afirmativa de que a população do sexo masculino comete mais suicídios que as mulheres, com maior frequência entre os mais jovens. Os coeficientes brutos da mortalidade específica por suicídios na microrregião foram mais altos que a média nacional.
|