CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

10/10/2017 - 13:45 - 14:40
Apresentações

20869 - INVESTIGAÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL POR CAUSAS EXTERNAS NO ESTADO RIO DE JANEIRO
CLAUDIA BELTRI ALVES - FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES, NATALY DAMASCENO DE FIGUEIREDO - FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES, BENY BINENSZTOK - FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES, CAROLINA JUNQUEIRA DIAS COLI - FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES, RAYSSA ARUME DE SOUZA - FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES


Objetivo: Descrever o percentual de óbitos infantis investigados entre os óbitos ocorridos por causas externas (CE) no estado do Rio de Janeiro (RJ) no período de 2010 a 2014.
Métodos: Estudo ecológico que utilizou como fonte de dados o Sistema de informações sobre mortalidade no estado do RJ no período de 2010 a 2014.
Resultados: As CE de mortalidade foram responsáveis por 5,3% do total de óbitos infantis, sendo a terceira causa de mortalidade nesta faixa etária no período analisado. Entre todos os óbitos por CE identificou-se que 30,7% não foi investigado no ano de 2010, em 2011 este percentual passa para 40,4% e posteriormente apresenta uma tendencia de queda sendo igual a 26,5% em 2014. No inicio do período observado 45% dos óbitos investigados não apresentavam ficha síntese informada, ao final do período este percentual caiu para 24%.
Conclusão: Considerando-se a determinação do estado de que 100% dos óbitos infantis sejam investigados, verifica-se que o estado está a quem do objetivo apesar de ter apresentado melhora. Esta situação pode interferir na identificação de causas evitáveis e consequentemente na determinação de fatores que poderiam contribuir para redução da ocorrência deste óbitos, além de refletir a qualidade da assistência.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação