10/10/2017 - 13:45 - 14:40 Apresentações |
21044 - INCORPORAÇÃO DE PRÁTICAS DE BUSINESS INTELLIGENCE NO MONITORAMENTO DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL JOSÉ HENRIQUE SCHWANCK HINKEL - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, CRISTIAN FABIANO GUIMARAES - - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, JADER MARQUES DA SILVA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, DIONE LUIS SANTOS FRAGA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, GILMAR SCHWARZ - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, MAURÍCIO RECKZIEGEL - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, JURLEY COLARES RIBEIRO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, EDYANE CARDOSO LOPES - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, SCHEILA MAI - UFRGS
Objetivos:
Relatar a experiência acerca da incorporação de práticas de Business Intelligence, a partir da consolidação de diversos dados em um único repositório de informações, denominado de Portal BI da Saúde.
Metodologia:
Trata-se de um estudo descritivo acerca de uma análise do DGTI/SES-RS na criação de um Portal de Business Intelligence implementado por meio do software QlikView. O BI está disponível na internet em dois formatos, o BI gestão estadual de acesso restrito e o BI gestão municipal de acesso público. São apresentadas informações quantitativas, gráficos e tabelas e permitem a utilização de filtros como localidade, faixa etária, sexo e ano, por exemplo. É possível acompanhar a situação de saúde do estado, por região de saúde, região administrativa de saúde e por município, através do cenário atual e de séries históricas. Os usuários podem compor consultas personalizadas e extrai-las em formatos em planilha xls e/ou PDF.
Resultados:
Atualmente o ambiente BI Gestão Estadual conta com mais de 30 painéis, agrupados por painéis operacionais, gerenciais e estratégicos integrando informações de importantes bases de dados da saúde. O corpo técnico da SES tem incorporado em seus processos de trabalho o uso da ferramenta, que lhes dá possibilidade de dedicar-se à análise e tomada de decisão baseada em dados.
Conclusões:
A incorporação dessa tecnologia tem agregado na melhoria dos processos de trabalho em saúde, contribuindo no monitoramento e avaliação da situação de saúde, com impacto direto e significativo na tomada de decisão da gestão estadual e municipal.
|