11/10/2017 - 13:35 - 14:15 Apresentações |
16261 - TRAUMATISMO DENTÁRIO ANTERIOR ENTRE INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO XANA CAROLINA DE PEREIRA E SOUZA - UFMG, LIA SILVA CASTILHO - UFMG, MAURO HENRIQUE NOGUEIRA GUIMARÃES ABREU - UFMG
Objetivos: investigar a prevalência e a incidência de traumatismo dentário anterior (TRA) entre indivíduos com deficiências de desenvolvimento atendidos por um serviço odontológico de referência em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Métodos: Foram analisados 628 prontuários de indivíduos com idades variando de 0 a 33 anos, que estavam em tratamento ou em manutenção odontológica. Foram coletadas informações sobre a presença de TRA no primeiro dia de exame clínico (TO) e sobre a incidência e o tempo de ocorrência de novo TRA ao longo do período de tratamento odontológico do indivíduo.
Resultados: de 518 prontuários que continham a informação sobre TRA no primeiro exame clínico, 57 prontuários (11%) tinham o registro de TRA. A incidência foi de 60 novos casos (9,55%) entre os 628 indivíduos em tratamento. Dentre os 60 prontuários com registro de TRA, a média para a ocorrência do evento foi de 49 meses, com variação de 152 a 1 mês.
Conclusão: A prevalência encontrada foi mais baixa que as apresentadas em estudos anteriores de indivíduos com deficiências de desenvolvimento e paralisia cerebral. A incidência é preocupante e indica que ações educativas e alternativas de proteção à bateria dentária anterior de pacientes com deficiências de desenvolvimento, como protetores labiais, devem ser introduzidas neste serviço de atenção odontológica.
|