CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

16644 - SIMULTANEIDADE DE FATORES DE RISCO PARA DOENÇA CARDIOVASCULAR EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
RENATA GOMES PAULITSCH - FURG, MILENA DE OLIVEIRA SIMÕES - FURG, SAMUEL DE CARVALHO DUMITH - FURG, LULIE ROSANE ODEH SUSIN - FURG


Objetivo: Analisar a prevalência e os fatores associados à simultaneidade de quatro fatores de risco comportamentais (inatividade física, elevado consumo de gorduras, consumo abusivo de álcool e tabagismo) para as DCV em estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Brasil.
Métodos: Estudo de delineamento transversal. A coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2015 através de questionário autoaplicável e confidencial. Foram analisadas variáveis sociodemográficas, hábito de tomar café da manhã, satisfação com a imagem corporal, índice de massa corporal e autopercepção de saúde. O desfecho foi a simultaneidade de fatores de risco para as doenças cardiovasculares, formado pelo somatório do número de fatores de risco. Foi realizada regressão logística ordinal, extraindo as razões de odds com os respectivos intervalos de confiança de 95% (IC 95%) e valores p.
Resultados: Um total de 1123 estudantes compuseram a amostra (taxa de resposta de 66%), desses 24,7% apresentavam dois fatores de risco ou mais. Na análise ajustada, apresentaram associação estatisticamente significativa (p<0,05) com o desfecho as variáveis escolaridade materna intermediária, não ter o hábito de tomar café da manhã e autopercepção de saúde ruim/ regular.
Conclusões: Os achados desse estudo indicam uma importante prevalência de estudantes com dois ou mais fatores de risco. Foi possível traçar quais os grupos mais susceptíveis a apresentar um maior número de fatores, chamando a atenção a associação com a falta de hábito de tomar café da manhã e autopercepção de saúde ruim/regular.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação