CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

16865 - PERFIL DE ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS DE HIV/AIDS DO RIO GRANDE DO SUL
MARINA GABRIELA PRADO SILVESTRE - UNISINOS, NÊMORA TREGNAGO BARCELLOS - UNISINOS, RARIANNE CARVALHO PERUHYPE - SES/RS, GUILHERME BARBOSA SHIMOCOMAQUI - UNISNOS


Objetivo: Realizar análise descritiva dos 70 serviços de atendimento em HIV/Aids do estado do Rio Grande do Sul.
Metodologia: Realizou-se um estudo de pesquisa avaliativa para analisar o perfil dos serviços. Esse estudo utilizou informações de dois instrumentos, um questionário elaborado no Formsus e dados do instrumento Qualiaids, 4° versão. O período de coleta de dados foi de junho a outubro de 2016. O instrumento foi tabulado no Excel e analisado SPSS 22. Foi realizada uma análise descritiva de indicadores do sistema Qualiads e de questões selecionadas no Formsus.
Resultados: A carga horária médica semanal para o número de usuários atendidos está inadequada na maioria (74%) dos serviços. Apenas 42% informaram possuir planta física adequada às normas, 95% atendem cinco dias por semana e 80% estão abertos oito horas ou mais por dia. Não houve falta de medicamentos ARV em 64% dos serviços. Cerca de 49% dos serviços não fornecem o diagnóstico de HIV para o usuário no mesmo dia de realização do exame, e apenas 14,9% informaram que o paciente é atendido no mesmo dia em que procura o serviço.
Conclusões: É possível perceber que a epidemia do HIV/Aids está concentrada em algumas regiões do estado, sendo que a qualidade e a resolutividade do atendimento prestado pelos serviços nessas regiões pode ser prejudicada. O fortalecimento da gestão local frente às necessidades estruturais e organizacionais dos serviços se faz necessário, de forma a vencer os entraves identificados, de forma a qualificar o atendimento e o cuidado prestado à população.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação