CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

17110 - PERFIL DOS AGRAVOS/DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA NO ANO DE 2016 EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
ERIKA FONSECA CAMARGO MARSICO - HUCFF/UFRJ, ROSANE LOUREIRO DE OLIVEIRA - HUCFF/UFRJ


objetivo: apresentar os agravos/doenças de notificação compulsória (dnc) registrados no ano de 2016 pela seção de vigilância epidemiológica de um hospital universitário do município do rio de janeiro
métodos: estudo descritivo realizado com os dados obtidos das fichas de notificação/investigação do sistema de informação de agravos de notificação (sinan) e do banco de dados desenvolvido através do software epi info™ pela seção de vigilância epidemiológica que contempla variáveis de interesse para cada agravo/doença.
resultados: foram notificados 917 agravos/doenças, com destaque para dengue, zika e chikungunya, as quais somaram 41,9% do total das notificações em 2016. a distribuição temporal das notificações mostrou um aumento do número dos casos nos meses de março, abril e maio, o que corrobora com o período epidêmico das arboviroses citadas no município do rio de janeiro. 53% das notificações foram obtidas através da busca ativa dos profissionais da seção de vigilância nos diversos setores do hospital. a mortalidade proporcional por dnc no período foi de 8,2% e a letalidade das dnc de 24h foi de 22%.
conclusões: destaca-se, em 2016, a alta incidência de pacientes notificados para arboviroses atendidos na instituição. a busca ativa ainda prevalece como principal forma de notificação, como reflexo da falta da incorporação da notificação à rotina assistencial.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação