CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

17199 - UMA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA NO CUIDADO DAS CONDIÇÕES CRÔNICAS: A REALIDADE E OS DESAFIOS
CLÁUDIA FERREIRA MELO RODRIGUES - UFSJ, MÔNICA VIEGAS ANDRADE - UFMG, CLÁUDIA DI LORENZO OLIVEIRA - UFSJ, KENYA VALÉRIA MICAELA DE SOUZA NORONHA - UFMG, CLARECI SILVA CARDOSO - UFSJ, NAYARA DORNELA QUINTINO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ


Introdução: As condições crônicas (CC) requerem cuidado longitudinal e integral. No município de Santo Antônio do Monte - MG foi implantado em parceria com a Organização Pan-americana da Saúde, SES/MG, UFMG e UFSJ o Laboratório de Inovação da Atenção às Condições Crônicas (LIACC) que são intervenções no sistema de saúde de forma a organizá-lo para a atenção à saúde contínua e em rede. A intervenção ocorreu de junho 2013 a dezembro de 2014 com foco em quatro grupos: indivíduos com diabetes, hipertensão, mulheres grávidas e crianças menores de dois anos.

Objetivo: Avaliar a qualidade da Rede de atenção a saúde (RAS) antes e após a implantação do LIACC de acordo com a percepção dos profissionais de saúde.

Método: Trata de um estudo de painel e foi utilizado o instrumento Assessment of Chronic Illness Care (ACIC), desenhado para monitorar a capacidade institucional de uma RAS de acordo com o modelo de cuidados crônicos. O ACIC foi aplicado em nove grupos focais. Ferramentas qualitativa e quantitativa foram utilizadas para análise: análise de discurso e comparação dos escores no ACIC antes e após o LIACC por meio de testes não-paramétricos.

Resultados: Um total de 94 profissionais participaram da avaliação. Os escores do ACIC indicam uma melhora global da RAS saindo de um escore global de 5,34 para 7,81 (0 - 11). Todas as sete dimensões apresentaram diferença estatisticamente significativa nos dois momentos (p<0,01).

Conclusão: Houve mudanças positivas com a implantação do LIACC que vão impactar no cuidado as doenças crônicas.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação